segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

1981 - Problemas particulares significam o fim do ABBA? Supergrupo sueco sobrecarregado por tensões




O supergrupo sueco ABBA é afligido por tensões e problemas. Após o divórcio de Björn e Agnetha, Benny e Anni-Frid decidiram separar-se também. Seqüestros estão ameaçando a pouca felicidade que ainda resta. É o fim do ABBA em vista?


Será que o conto de fadas do ABBA terminou? Depois de Agnetha e Björn, Anni-Frid e Benny estão divorciados também. Sua longa história de amor de doze anos, que foi selada com o casamento em 1978, acabou. Assim como o outro casal do ABBA, que se divorciou em 1979 depois de oito anos de casamento.


Benny e Anni-Frid declararam: "A decisão de se divorciar foi feita após uma análise séria e com a compreensão mútua. Esta decisão não atrapalhará o caminho dos planos futuros do ABBA, de forma alguma." Um porta-voz da gravadora sueca acrescentou: "Os cônjuges podem separar, mas a coisa mais importante é que os dois compositores, Björn e Benny, vão continuar trabalhando juntos ".


Os rumores sobre o segundo divórcio no supergrupo sueco começaram a circular no ano passado, quando Benny e Anni-Frid ordenaram uma divisão de suas propriedades em um tribunal. Os integrantes do ABBA explicam que isto foi feito por razões fiscais. Depois que o divórcio foi anunciado, não demorou muito para que o novo amor de Benny fosse apresentado: a apresentadora de televisão Mona Nörklit, 37 anos, que tem seu próprio programa na televisão sueca. Ainda assim, os amigos de Benny e Anni-Frid negaram que Mona fosse a razão para o divórcio: "Assim como foi o caso com Agnetha e Björn na época, seus problemas podem ser atribuídos as tensões que foram provocadas por viver e trabalhar juntos durante todos estes anos."


Talvez, o divórcio de Björn e Agnetha tenha acelerado a separação de Benny e Anni-Frid. Sem dúvida, Agnetha e Anni-Frid tem falado regularmente para os outros sobre sua vida privada. Afinal, foi Agnetha que terminou seu casamento com Björn. Ela disse: "Eu não escolhi ser livre para nada. Estou feliz com isso." E, provavelmente, isso ajudou Anni-Frid a compor sua opinião.


Recentemente, Björn casou-se com Lena, uma loira sueca que se parece muito com Agnetha. Deve ter sido uma decisão difícil para Anni-Frid e Benny. Ambos foram casados antes e cada um tem dois filhos de seu casamento anterior. Anni-Frid é mãe de Hans (18) e Lise-Lotte (14), enquanto Benny tem um filho de 17 anos, Peter, e uma filha de 15, Helene. Mas as tensões no grupo tiveram de ser resolvidas. Apenas alguns meses atrás, Björn disse: "Quando Agnetha e eu estávamos tendo problemas, eu pensei que o grupo iria desmoronar devido as tensões. Mas desde que decidimos nos separar, o grupo tornou-se mais unido do que nunca. Agora, temos um relacionamento estritamente profissional e todos os desentendimentos desapareceram."


O divórcio de Anni-Frid e Benny tem de ser considerado da mesma forma. Porque era do interesse do grupo que eles decidissem ir em diferentes caminhos. Benny disse uma vez, por ocasião do divórcio entre seus companheiros de grupo: "Claro que há atrito quando duas pessoas se separam. Mas há uma enorme quantidade de dinheiro envolvida no ABBA. Sabemos que não vamos ganhar dinheiro se pararmos de gravar. Portanto, vamos continuar."


Isso também foi uma parte importante em tomar a decisão de se divorciar da Anni-Frid. Mas divórcios não irão resolver todos os problemas. O ABBA é rico, imensamente rico. Cada membro é um multi-milionário. Mas, com isso, eles também são vítimas potenciais de terroristas e outros criminosos, que desejam obter um enorme resgate de um seqüestro. O ABBA já foi ameaçado de seqüestro!


Isto aconteceu quando o grupo estava se preparando para um show na televisão alemã. Eventualmente, o show foi gravado em Estocolmo por questões de segurança. ABBA se transformou em uma fábrica de música, que tem de continuar a produzir. Mas os quatro membros estão tendo um momento difícil. Eles estão angustiados por tensões e problemas. Portanto, o show business internacional está começando a se perguntar por quanto tempo Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid serão capazes de manter o seu conto de fadas, que dependendo da criatividade da pode transformar-se num monstro, vivo.


Publicado originalmente na revista alemã Privé, em março de 1981.

Livremente traduzido do blog
Abba The Articles.

5 comentários:

Caio Magalhães Bechtlufft disse...

Line,
Maravilha de post.
Parabéns !
Era fácil imaginar que o grupo não se manteria unido após ler essa reportagem.

Miih disse...

Nossa, incrível como essa noticia quase que preveu o desastre que logo aconteceu... é triste mas os casamentos se desgastam apos uma convivencia rigorosa... belo post... bjoss

Lycka disse...

Line, muito bom o artigo. Nessa época eles ainda não diziam que a Mona foi o pivô da separação do Be e da Fri...

Bjinho*

Line disse...

Caio, acho que na época os fãs não percebiam que o fim do ABBA estava próximo. Creio que achavam que se o ABBA sobreviveu a um divórcio, sobreviveria a outro sem problemas.

Sim Miih, a matéria antevê o futuro do ABBA.

Bjks

neli cabral disse...

POXA UMA LINDA HISTORIA UM BELO GRUPO QUE PENA QUE ACABOU ASSIM